O 6º Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa em Política Social e Família, promovido pelo NISFAPS, reuniu pesquisadoras de diferentes regiões do Brasil e encerrou sua programação com a criação da Rede de Pesquisa Família e Política Social

27/09/2017 10:14

O NISFAPS promoveu o 6º Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa em Política Social e Família entre os dias 21 e 22 de setembro na UFSC, com auxílio financeiro da FAPESC e apoio da UFSC via Centro Socioeconômico e Departamento de Serviço Social.

O evento reuniu pesquisadoras de diversos grupos e núcleos de pesquisa de universidades de distintas regiões do País, donde estiveram presentes integrantes do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade Família e Políticas Sociais (NISFAPS/UFSC), do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Política Social e Serviços Sociais (GENPOSS/UnB), do Grupo de Saúde Mental (UFPI), do Observatório do Trabalho no Brasil (UERJ), do Núcleo de Excelência Aplicada à Atenção e Formação em Saúde (FURB), do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO/UnB), do Grupo de Pesquisa Gênero, Família, Políticas Públicas (UEL), do Núcleo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFPI), do Núcleo de Pesquisa e Estudos da Família (NEPFAM/PUCSP), do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social (UFBA) e do Núcleo de Pesquisa Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações (UFF).

Importante destacar a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação (mestrand@s e doutorand@s), integrantes do NISFAPS, que além de acompanhar todas as discussões auxiliaram na organização e sistematização do evento.

A programação teve início na manhã do dia 21 de setembro, no auditório do CSE, com a mesa de abertura composta por autoridades da UFSC para saudação aos 180 inscritos. Neste momento a professora Michelly Laurita Wiese, coordenadora do NISFAPS, recepcionou os participantes e resgatou a trajetória do Núcleo na produção teórica e no debate sobre as categorias Família e Política Social.

Na sequência, foi realizada a primeira mesa de discussão sobre o tema “Política social e família: desafios e perspectivas frente ao desmonte dos direitos sociais” com as professoras Dra. Marta Campos (PUCSP), Dra. Solange M. Teixeira (UFPI), Dra. Cássia M. Carloto (UEL) e Dra. Regina Célia Tamaso Mioto (NISFAPS) como debatedora.

A programação dessa data foi encerrada à noite com a mesa intitulada “Famílias e intersecções étnico-raciais, gênero e gerações” que reuniu como palestrantes as professoras Dra. Magali Almeida (UFBA), Dra. Marlene Teixeira Rodrigues (UNB), Dra. Rita Freitas e Dra. Nívia Barros (UFF), Dra. Andreia Oliveira (UNB) e Dra. Edilane Bertelli (NISFAPS) como debatedora.

O segundo dia do Evento foi marcado pela mesa com o debate sobre a relação “Trabalho, família, saúde e cuidado” com a fala das professoras Dra. Andrea Gama (UERJ), Dra. Vilma Margarete Simão (FURB), Dra. Lúcia Rosa (UFPI) e Dra. Keli Regina Dal Prá (NISFAPS) como debatedora.

Dessa programação do 6º Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa em Política Social e Família resultou a constituição da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS) com o objetivo de proporcionar a comunicação, articulação e produção do conhecimento entre pesquisadoras(es) e profissionais do Serviço Social e áreas afins no campo da Família e Política Social.