Integrantes

Professoras

Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski  

carmenÉ professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em economia pela Fundação Universidade do Rio Grande/RS, mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de economia, com ênfase em políticas públicas. Suas produções cientificas os temas mas abordados são: políticas públicas, mercado de trabalho, setor informal, sociologia da saúde, famílias e gênero. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: NISFAPS – NÚCLEO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOCIEDADE, FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS; NINEIT – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA INOVAÇÃO E DO TRABALHO; ECOS – ECOLOGIA HUMANA E SOCIOLOGIA DA SAÚDE

Edilane Bertelli

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Trabalhou como professora nos cursos de graduação em Serviço Social da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1995-2009) e da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (2009-2013). Atualmente (desde agosto de 2013) trabalha como professora da graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (DSS/UFSC). Temáticas em questão: família, gênero, políticas sociais, trabalho, formação profissional.

Keli Regina Dal Prá

KeliPossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos temas de formação profissional e políticas sociais (saúde e assistência social) e na área da Saúde Coletiva nos temas de direito à saúde, saúde em áreas de fronteira, Atenção Primária em Saúde, saúde pública. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

 Liliane Moser

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em política social, família e trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, família, trabalho, programas de transferência de renda e prática profissional. Integra e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social. 

Regina Celia Mioto

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia-IT. Atualmente é professora da Universidade Católica de Pelotas – Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. Concentra suas pesquisas no campo da política social. Particularmente na interação política social e família; política social e serviços sociais; política social, formação e práticas profissionais com ênfase na formação e no trabalho dos assistentes sociais.

Michelly Laurita Wiese

Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Docente do curso de Serviço Social da UFSC. Experiência e atuação na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando nos seguintes temas: Exercício Profissional e Política Social (Saúde e Assistência Social) e, na área da Saúde Coletiva (saúde pública, atenção primária em saúde e formação continuada – residência multiprofissional). Tutora na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC. Integrante e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Rúbia dos Santos

Possui grarubiaduação em Serviço Social (UFSC), especialização em metodologias de atendimento a criança e ao adolescente em situação de risco (UDESC), mestrado em Serviço Social (UFSC) e doutorado em Sociologia Política (UFSC). Atualmente é professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em nas seguintes temáticas: Estado, sociedade, Família e Políticas Sociais. Realizou estágio doutoral em Portugal, junto ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra sob orientação da Dra Laura Centemeri. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais da UFSC.

Bolsistas Graduação

Bolsistas Pós-graduação

Juliana Fritzen

IMG_0867Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2014). Teve participação como representante estudantil na Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO – 2011 a 2012). Foi monitora da disciplina “Processos de Trabalho no Serviço Social em Movimentos Sociais e Conselhos” no período de 2012-2 e 2013-1. Atuou como Bolsista de Extensão no projeto “Formação de jovens: um caminho Mitãrusu mbo epy: peteî tape” (UFSC – 2012 a 2013). Possui experiência na área da Política de Assistência Social, mas especificamente no âmbito da gestão do SUAS com foco na Vigilância Socioassistencial através da realização de estágio obrigatório na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS- 2013 a 2014). Realizou pelo CapacitaSUAS o Ciclo de Capacitação em Conceitos e Técnicas para Elaboração de Diagnósticos, Monitoramento e Avaliação de Programas e Ações do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS (2014 a 2015). Atualmente é mestranda e bolsista de Mestrado pela CAPES no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina e Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS). Concentra suas pesquisas no campo da política social, particularmente na política de Assistência Social e sua interação com família e questão de gênero.</p

Glauco Pereira de Oliveira e Braga

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013). Especialização em Serviço Social – Direitos Sociais, Fundamentos da Profissão e Competências Profissionais (2016). Desde o ano de 2018, mestrando do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS). Breve experiência e aproximação com os seguintes temas: Serviço Social; Serviço Social e Saúde. Atualmente é assistente social da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando com os temas política social, família, assistência estudantil, educação superior e Serviço Social.

Sílvia Saramento

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2017). Possui experiência na área de Serviço Social atuando nos seguintes temas: criança e adolescente, política social e judicialização na Política de Assistência Social. Atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPQ/UFSC no projeto Política Social e acesso à justiça: um estudo sobre a judicialização das demandas sociais de saúde e assistência social (2017-2018). Possui produções na área da Política de Assistência Social com a discussão sobre os processos de judicialização da assistência social na proteção social básica e proteção social especial. Atualmente integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar, Sociedade família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Kenia Cristina Lopes Abrão

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Graduação em Serviço Social pela PUC/GO, Representante Discente de Pós-Graduação – Região Sul I na Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Pesquisadora na área do Estado, Sociedade Civil e Seguridade Social. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais ( NISFAPS) . Concentra suas pesquisas no campo da política social, particularmente na interação política social e família

Patrícia Maccarini

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2012). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Campus Canoinhas. Pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. Estuda temas relacionados às políticas sociais, com ênfase na Política de Assistência Social, Famílias e Sociedade.


Thiago Pezzo

Mestranthiagodo em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e Licenciado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2010. Experiência como professor de Sociologia no Ensino Médio (modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e como educador social na Proteção Social Básica da Assistência Social.

Tassiane Antunes Moreira

TassianeBacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).Tem experiência na área de Habitação de Interesse Social e Política de Assistência Social. Realizou Estágio Curricular Obrigatório na Maternidade do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (2013-2014) e Estágio Curricular não Obrigatório na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (2014). Atuou como bolsista no Projeto de Pesquisa “A Conciliação entre Trabalho e Vida Familiar: Demanda às Políticas Sociais e ao Serviço Social”. Atualmente é mestranda e bolsista de Mestrado pela CAPES no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS). Concentra suas pesquisas no campo da política social, com ênfase na área de família, trabalho e políticas de conciliação.

Profissionais

Luciana Marques

Possui grlucianaaduação em Serviço Social pela Fundação Universidade do Contestado – Campus Caçador (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental e Dependência Química pela UCEFF Faculdades, cursando Mestrado em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora participante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. Atualmente é Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social – Caçador/SC. Tem experiência na área de Serviço Social, na Política Pública de Assistência Social, com ênfase na Atenção Social Básica e Criança e Adolescente.

Bruno Grah

BrunoPossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Foi assistente social residente do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Alta Complexidade) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, HU/UFSC entre 2013 e 2014. Atualmente é mestrando (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais – NISFAPS. Possui experiência na área de saúde do trabalhador com a realização de estágio obrigatório na Divisão de Serviço Social e Atenção ao Servidor da Universidade Federal de Santa Catarina. No âmbito da pesquisa, possui experiência nas áreas da formação e exercício profissional do assistente social e também no campo da sociologia da saúde com a participação no projeto A medicalização do crime no Brasil contemporâneo (Bolsista Iniciação Científica PIBIC/UFSC). Em 2012 realizou intercâmbio acadêmico internacional no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa – ISCSP/UTL por meio do programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades. Em 2014 realizou o curso “La atención primaria de salud y la medicina familiar em Cuba”, com total de 80 horas, na cidade de Havana (Cuba).

Alessandra Demétrio Nietsche

AlessandraNietschePossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Foi assistente social na Associação Catarnense para Integração do Cego (ACIC), atuando na área de Gestão de Projetos voltados a pessoa com deficiência visual. Possui experiência também com deficiência intelectual, com a realização de estágio obrigatório na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com ênfase na prática e pesquisa com pessoas com Transtorno Global de Desenvolvimento, mais especificamente o Autismo. Atualmente é assistente social residente do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, com ênfase em Alta Complexidade no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, HU/UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Analú Lopes

analu fotoPossui graduação em Serviço Social pela Universidade Regional Integrada – URI (2005). Foi Assistente Social efetiva (2007 a 2015) da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, atuando, especificamente, na Política de Assistência Social, nos seguintes serviços: Atenção Básica (CRAS – PAIF) e Especial: Média (CREAS – PAEFI) e Alta Complexidade (Serviço de Acolhimento Familiar para criança e adolescente); Gestão (Financiamento); e membro de Conselhos de Direitos (CMDCA) e Políticas (CMAS). Atualmente é Assistente Social Residente do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, com ênfase em Alta Complexidade no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, HU/UFSC . Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS). Lattes: lattes.cnpq.br/0414538952189140

Débora Martini

Possui graduação em Serviço Social, Especialização em Saúde da Família/ Modalidade Residência (2007-2009) e em Gestão da Saúde Pública (2012) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como assistente social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e como preceptora do Curso de Residencia Multiprofissional em Saúde da Família (UFSC/SMS e UDESC/SMS).

 

Deise Olidia Gonçalves Souza

DeisePossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Tem experiência na área de criança, adolescente e família. Residente de Serviço Social na Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago ( 2015 a 2017) com enfase na saúde da mulher e da criança. Integrante do nucleo de pesquisa NISFAPS desde de 2015.