Integrantes

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade Família e Políticas Sociais (NISFAPS)

Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski  

carmenÉ professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em economia pela Fundação Universidade do Rio Grande/RS, mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de economia, com ênfase em políticas públicas. Suas produções cientificas os temas mas abordados são: políticas públicas, mercado de trabalho, setor informal, sociologia da saúde, famílias e gênero. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: NISFAPS – NÚCLEO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOCIEDADE, FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS; NINEIT – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA INOVAÇÃO E DO TRABALHO; ECOS – ECOLOGIA HUMANA E SOCIOLOGIA DA SAÚDE

Edilane Bertelli

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Trabalhou como professora nos cursos de graduação em Serviço Social da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1995-2009) e da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (2009-2013). Atualmente (desde agosto de 2013) trabalha como professora da graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (DSS/UFSC). Temáticas em questão: família, gênero, políticas sociais, trabalho, formação profissional.

Keli Regina Dal Prá

KeliPossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos temas de formação profissional e políticas sociais (saúde e assistência social) e na área da Saúde Coletiva nos temas de direito à saúde, saúde em áreas de fronteira, Atenção Primária em Saúde, saúde pública. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

 Liliane Moser

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em política social, família e trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, família, trabalho, programas de transferência de renda e prática profissional. Integra e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social. 

Regina Celia Mioto

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia-IT. Atualmente é professora da Universidade Católica de Pelotas – Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. Concentra suas pesquisas no campo da política social. Particularmente na interação política social e família; política social e serviços sociais; política social, formação e práticas profissionais com ênfase na formação e no trabalho dos assistentes sociais.

Michelly Laurita Wiese

Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Docente do curso de Serviço Social da UFSC. Experiência e atuação na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando nos seguintes temas: Exercício Profissional e Política Social (Saúde e Assistência Social) e, na área da Saúde Coletiva (saúde pública, atenção primária em saúde e formação continuada – residência multiprofissional). Tutora na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC. Integrante e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Rúbia dos Santos

Possui grarubiaduação em Serviço Social (UFSC), especialização em metodologias de atendimento a criança e ao adolescente em situação de risco (UDESC), mestrado em Serviço Social (UFSC) e doutorado em Sociologia Política (UFSC). Atualmente é professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em nas seguintes temáticas: Estado, sociedade, Família e Políticas Sociais. Realizou estágio doutoral em Portugal, junto ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra sob orientação da Dra Laura Centemeri. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais da UFSC.

_________________________________________________________________________

Núcleo de Pesquisa e Estudos da Família (NEPFAM)

Marta Silva Campos

Possui graduação em Serviço Social e Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Sociais, com Área de Concentração em Antropologia- pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Pós-Doc no European University Institute, de Firenze, Itália, com estudo da institucionalidade dos sistemas de proteção social em perspectiva comparada. Atualmente é Professora Associada da PUC-SP, em tempo integral, dando cursos em Política Social, nos níveis de Mestrado e Doutorado, e coordenando, na Pós-Graduação, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família – NEP-FAM. É líder do Grupo também denominado Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família, certificado pela PUC-SP junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. É Bolsista Produtividade Pesquisa do CNPQ, processo 308957/2012-1, para o período de vigência de 01/03/2013 a 29/02/2016 . É membro do Conselho Editorial da Revista Katálysis desde 2003. Foi Representante Docente da Faculdade de Ciências Sociais junto ao Conselho de Cultura e Relações Comunitárias -CECOM da PUC-SP, por Ato da Direção no 017/2013 e Suplente do representante Docente da Faculdade de Ciências Sociais ao CONSUN (2009-2013).

_________________________________________________________________________

Grupo de Pesquisa Gênero, Família, Políticas Públicas

Cássia Maria Carloto

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Atualmente é professora do Universidade Estadual de Londrina. É lider do grupo de pesquisa Gênero, Políticas Públicas, Família. No último período tem desenvolvido pesquisas relacionadas a inserção das mulheres no Programa Bolsa Família. Integrante da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

_________________________________________________________________________

Núcleo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas

Solange Maria Teixeira

Possui Pós-Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP (2009), Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2006), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Piauí. Foi Presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Piauí (gestão 2014-2017), coordenadora do Programa Terceira Idade em Ação da UFPI. É Bolsista de Produtividade pelo CNPq. Atua na graduação em Serviço Social e na pós-graduação em Políticas Públicas. Tem experiência na docência, pesquisa e extensão na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, Envelhecimento e Família, desenvolvendo, principalmente, os seguintes temas: Família e Política de Assistência Social; Trabalho Social com Família; Sistemas de proteção social; Envelhecimento e políticas sociais para as pessoas idosas.

_________________________________________________________________________

Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em Gênero, Política Social e Serviços Sociais (GENPOSS)

Marlene Teixeira Rodrigues

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (2015) e em Democratização e Direitos Humanos pela Universidad de San Martin (2011); Doutora em Sociologia (2003) e Mestra em Política Social (1995) pela Universidade de Brasília. Professora associada da Universidade de Brasília, onde atua também como pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e coordenadora do GENPOSS – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em Gênero, Política Social e Serviços Sociais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB) Pesquisadora da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS/UFSC). Pesquisadora associada do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Tem experiência na área de Política Social, Serviço Social e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prostituição, políticas sociais, gênero, violência, família, cidadania e direitos.

_________________________________________________________________________

Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO)

Andréia de Oliveira

Possui Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Graduação em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social – TRASSO. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho em Saúde – UnB e da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS). Realiza pesquisa na área de Políticas Sociais e Serviço Social, com ênfase em Política de Saúde, Serviço Social, Trabalho, Formação Profissional em Saúde, Participação e Controle Social. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS ( 2015 – 2016).

_________________________________________________________________________

Grupo de Saúde Mental

Lucia Cristina dos Santos Rosa

Graduada pela Faculdade de Serviço Social de Piracicaba (1985). Especialista em Educação – área de concentração Ensino pela Universidade Federal do Piauí (1989). Especialista em Saúde Mental pela UFRJ (2005). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). De 2011 a 2012 foi vice- presidente da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Membro suplente da Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 22ª Região. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, reforma psiquiátrica, família, políticas públicas e assistência psiquiátrica. Pós doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp (2012)

_________________________________________________________________________

 Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social

Magali da Silva Almeida

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Doutorado Sanduíche Local CNPq pela Universidade Federal da Bahia (2011). Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998). Especialista em Metodologia do Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998). Especialista em Planejamento e Gerência de Saúde (1993) e Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (1993). Graduada em Serviço Social pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1978). Professora Adjunta do Colegiado de Ensino de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora de Estágio (2013-2017). Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante em exercício. Professora adjunta aposentada da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ex-Coordenadora de Graduação do curso de Serviço Social e do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos da UERJ. Coordenadora e docente do Curso de Atualização ?A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas? coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ONG Criola e o Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos da University of Texas at Austin – EUA (2007-2012). Pesquisa sobre relações sociais de raça/etnia, gênero e classe e discriminações correlatas, com ênfase em políticas de promoção da equidade étnico-racial. Representou o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) na Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra (CISPN) do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (2008-2014). Coordenadora da Ênfase Raça/Etnia do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) nos biênios 2010-2012; 2014-2016 e 2017-2018. Ativista do Movimento Negro brasileiro. Autora de artigos e capítulos de livros publicados na área de serviço social e relações étnico-raciais e de gênero, cultura afro-brasileira com ênfase na mulher negra.

_________________________________________________________________________

Núcleo de Pesquisa: Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações

Rita de Cassia Santos Freitas

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Atua também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social – REFAPS Na pesquisa, atua na área dos estudos de gênero, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais e políticas sociais.  Na extensão, participa desde o seu surgimento do Programa UFF Mulher que desenvolve atividades voltadas para a promoção do diálogo e da troca de saberes entre a Universidade e a sociedade por meio de diferentes atividades relacionadas às áreas de gênero, direitos humanos, saúde e educação. Está na coordenação de grupo de trabalho voltado para a criação de um Centro de Referências UFF – Diversidades e Violência, com o objetivo de formar um centro no interior da UFF que discuta e dê visibilidade à temática ?Diversidade e violência? para o aprofundamento de ações e estudos, que contribuam para a formação e geração de conhecimento interdisciplinar, interseccional e intersetorial na área de Direitos Humanos, Gênero, Sexualidades, Raça-etnia, Geração, Saúde e Política Social. Minha vida acadêmica iniciou-se no Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mmbro titular do Conselho dos Direitos da Mulher em Niterói e suplente do Conselho dos Direitos da População LGBT, de Niterói.


Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983). Atuando na Docência na Graduação do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social – UFF e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Cidadania – Nudhesc-UFF, desde 1999 e, membro do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Coordena o Programa UFF Mulher ? PROEX desde 2010 Membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social – REFAPS; Desenvolvendo pesquisas na área dos estudos de gênero, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais, direitos humanos, políticas sociais. infância, adolescencia e juventude e poulação LGBT. Membro Titular do Conselho dos Direitos da População LGBT, de Niterói.

_________________________________________________________________________

 Observatório do Trabalho no Brasil

Andréa Gama

Assistente Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Mestre (1997) e Doutora (2012) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz. Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Programa de Pós-graduação em Serviço Social dessa unidade de ensino. Atua como pesquisadora na área de Gênero, Trabalho e Família. Autora do livro Trabalho, família e gênero – impactos dos direitos do trabalho e da educação infantil. Atualmente, é a coordenadora geral pela Uerj da execução da segunda fase do Capacita SUAS/Rio de Janeiro.

Carla Cristina Lima de Almeida

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Realizou Mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu Pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU, Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, gênero, saúde, família e infância. Professora Associada do Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da UERJ, é membro do corpo permanente da Pós-Graduação em Serviço Social. Professora do Curso de Especialização em Serviço Social e Saúde e integrante do Comitê Editorial da Revista EM PAUTA da Faculdade de Serviço Social da UERJ.

_________________________________________________________________________

 Núcleo de Excelência Aplicada à Atenção e Formação em Saúde

Vilma Margarete Simão

 Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1983), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, autonomia, desemprego, saúde e processo de trabalho.

_________________________________________________________________________

Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias (GEPPSFAM)

Rosemeire dos Santos

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2016), Mestre também pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2010) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2005), Professora de nível superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT (2015). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias – GEPPSFAM; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social – NEPSAS da PUC-SP e compõe a Rede de Pesquisa Família e Política Social – REFAPS, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

_________________________________________________________________________

Departamento de Trabajo Social / Facultad de Ciencias Sociales – UdeLaR

Mónica Solange de Martino Bermúdez

Possui graduação em Serviço Social pela Escuela Universitaria de Servicio Social Universidad de la República del Uruguay" UDELAR (1981), Mestrado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2004). Atualmente é Professora Associada com Dedicação Exclusiva no Departamento de Trabalho Social da Faculdade de Ciências Sociais UDELAR. Sua trajetória está desenvolvida no campo de Teoria e Metodologia do Trabalho Social, com ênfase em infância, família, gênero, políticas sociais, práticas profissionais e formação profissional.

_________________________________________________________________________

Priscilla Maia de Andrade

Possui graduação em Serviço Social (2002) e mestrado em Política Social (2007) pela Universidade de Brasília. Atuou em Organização Não Governamental na área de defesa dos direitos das mulheres, por 3 anos; compôs quadro funcional da Secretaria Nacional de Assistência Social (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), atuando na regulação da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social durante 5 anos. Ministrou aulas em duas faculdades privadas para o curso de Serviço Social. Atualmente é professora assistente 2 da Universidade de Brasília, ministrando principalmente as disciplinas Seguridade Social 3: Assistência Social e Estágio em Serviço Social. Tem experiência na área de políticas sociais, gênero, direitos humanos, família e assistência social.